Fique atento a estes pontos antes de assinar um contrato de investimento
- Ribeiro, Figueiredo & Fantazia Advogados
- 18 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Todos que iniciam um novo negócio tem como expectativa que ele cresça de forma rápida e saudável.
A depender do estágio de desenvolvimento, pode ser que seja necessário a injeção de capital na empresa para que se mantenha o crescimento acelerado e com isso se inicia a busca por investidores interessados.
Nesse cenário de busca pelo crescimento, o empreendedor pode acabar se complicando, caso não tenha o aconselhamento adequado.
É comum identificarmos cláusulas que em uma simples análise aparentam não ter complicações, mas ao analisar todas a circunstâncias, podem impactar diretamente o futuro do negócio.
Por este motivo, trouxe alguns pontos a serem analisados antes de você assinar o contrato de investimento para sua empresa.
1- Entenda o formato do investimento
Atualmente temos diversas formatos, que a depender do caso podem trazer certas vantagens ou desvantagem as partes envolvidas.
Destaco o mútuo conversível, que em um primeiro momento é interessante ao investidor por não responder por eventuais passivos, já para o empreendedor é vantajoso pois recebe o aporte, mas deve se atentar as datas de vencimento, já que esse contrato por essência é um empréstimo e, embora não seja comum, poderá ser cobrado no futuro.
2- Fique atento as obrigações
É fundamental que as obrigações estejam descritas de forma clara e equilibrada entre as partes envolvidas.
Sempre verifique se suas obrigações são possíveis e atingíveis, já que o descumprimento contratual poderá acarretar no rompimento do contrato, inclusive com a aplicação de penalidades.
3- Verifique eventuais penalidades
Todo contrato é pautado no princípio da boa-fé e da confiança, mas é fundamental estabelecer cláusulas para eventuais hipóteses de descumprimento contratual.
Analise quais são as penalidades aplicadas em casos como descumprimento contratual, falta de pagamento, atraso em entregas e até mesmo o que pode acontecer em caso de insucesso no negócio.
Conclusão
Este são apenas alguns dos pontos que devem ser observados e negociados antes de você assinar um contrato de investimento.
Caso não tome os cuidados necessários na hora de formalizar o investimento, o negócio poderá passar por dificuldades e até inviabilizar futuros aportes de novos investidores.
Em razão das diversas particularidades que envolvem um contrato de investimento, é que reforço a importância da contratação de uma consultoria jurídica.
Só assim você terá segurança e tranquilidade para fazer o que realmente importa para o crescimento do seu negócio.
Caso tenha dúvidas ou deseje estruturar juridicamente seu negócio, entre em contato com nossa equipe clicando aqui.



